quinta-feira, 28 de abril de 2011

RSR ACERTA PATROCÍNIO COM A AUTOLUB

 A Autolub, distribuidora exclusiva de lubrificantes Total/Elf no Rio Grande do Sul, além de uma extensa gama de produtos e marcas, passa a ser a mais nova patrocinadora da equipe RS Racing de Fórmula SAE. 

Com experiência em competições de motovelocidade, a empresa será consultora técnica da equipe na área de lubrificantes de motor e transmissão, além de ser fornecedora oficial do óleo Total Quartz, uma linha de compostos sintéticos premium para aplicações de alta performance. A parceria certamente trará grandes benefícios aos motores da equipe em questão de performance, economia e durabilidade.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

AINDA EM BREVE

OK, as boas notícias vão levar mais um tempinho, mas logo aparecem. Tudo isso porque tem muita coisa se revirando e muita poeira para baixar ainda, mas no fim vai ser melhor ainda, garantido.

Tem a ver com óleo, injeção eletrônica, ferramentas e espaço físico.

terça-feira, 19 de abril de 2011

ÓTIMAS NOVAS EM BREVE











Amanhã ou depois devemos anunciar mais novos patrocinadores, e de peso. Prova de que não se tem credibilidade sem trabalho e comprometimento. A equipe está de parabéns, e vamos em frente!

sábado, 16 de abril de 2011

SEGUE FIRME










Rendeu, essa última madrugada. De noite houve a reunião com os aspirantes, com a presença de 7 inscritos, para apresentação da equipe e preenchimento de questionários. Mais tarde, fomos todos para a oficina, onde viramos a noite em cima das treliças para o assoalho do carro, encosto para o banco do piloto e gabaritos das chapas do cockpit e balanças da suspensão. Essas últimas, por sinal, deram mais trabalho que o esperado, e, junto com outros fatores, devem adiar o shakedown do protótipo em algumas semanas.

No mais, tudo tranquilo. A noite foi proveitosa, o chassi está a coisa mais linda, os aspirantes à equipe têm grande potencial, e essa semana vai ter uma reunião de proposta de patrocínio atrás da outra. Vai firme, o projeto.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

RELEMBRANDO A REUNIÃO














Mais uma vez, aos que têm interesse em entrar na equipe: hoje às 19h, sala 304 do prédio da Eng. Mecânica, no Campus Centro. Qualquer dúvida, basta entrar em contato pelos meios divulgados no site da equipe.

E talvez saia noitada hoje, de novo.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

CORRERIA

Peço desculpas aos nossos fiéis leitores, mas esta tem sido uma semana bem apertada, com provas e trabalhos. Mas o tempo livre tem ido para a RSR, claro. O momento para a equipe é bem importante. Com o apoio inestimável de nossos patrocinadores, deixando o caixa da equipe no verde, estamos fazendo compras. Algumas pequenas, outras de vasta complexidade, além de serviços e aluguéis.

Tudo correndo bem, apesar de, como sempre, um pouco atrasado. Faz parte.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

INSCRIÇÕES ABERTAS

Nesta sexta-feira, dia 15, deve haver um primeiro processo seletivo para novos integrantes da equipe (podem haver outros mais adiante). São aceitos alunos de qualquer semestre dos cursos de engenharia ou física, com preferência aos mais experientes e com mais disposição a trabalhar no projeto. Deve-se lembrar que o limite imposto pela SAE é de 20 integrantes inscritos na competição, mas mais pessoas podem fazer parte do projeto oficialmente, em áreas como administração, comunicação visual, design, entre outras.

O processo, que deve envolver uma pequena palestra de apresentação da equipe, o preenchimento de um enxuto questionário e mais um trote para os bixos (capaz), vai ocorrer na sala 304 do prédio do Departamento de Engenharia Mecânica, Campus Centro, às 19h00.

Logo após, quem tiver a disponibilidade pode acompanhar a equipe, que trabalhará na oficina (Campus do Vale) nesta noite.

Maiores informações pelo email: formula_sae@mecanica.ufrgs.br

sexta-feira, 8 de abril de 2011

PLANEJAMENTO PARA ABRIL














Em grupo foi feito o seguinte plano: algo como a estratégia do filme 60 Segundos. Ao invés de irmos fazendo as várias tarefas necessárias para botar o carro no chão em paralelo, vamos parar este fim de semana para avaliar e organizar o que tem de ser feito, suas prioridades e custos. Todas as compras serão feitas durante essa semana, e assim segue.

Dessa forma, no fim de semana que vem teremos tudo (ou quase tudo) em mãos, e podemos trabalhar feito loucos na fabricação de componentes. Por fim, só no terceiro fim de semana é que vamos integrar tudo, montando no carro, e deixando os ajustes para os dias úteis.

Então, avante!

BOAS NOVAS EM BREVE

Dá para dizer que fechamos uma nova parceria, e dá pra dizer que é a maior firmada até agora. Também dá para dizer que o potencial é ainda maior, e que só revelaremos quando toda a papelada estiver acertada. Podem morrer de ansiedade à vontade.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

NOVO DURÔMETRO












Nossa mais nova ferramenta chegou, e como o nome indica, ela serve para medir dureza. No caso, em especial, dos pneus. Pneus novos geralmente vêm com informações abrangentes da fábrica sobre a densidade dos compostos, mas esses dados pouco servem depois do primeiro teste. A cada vez que o pneu é aquecido, sujo ou estressado em pista, a banda endurece um pouco. Dessa forma, para se ter uma boa noção do quão real é uma performance atingida, ou se ela é fruto da variação no estado dos pneus (uma variável difícil de controlar), usa-se o durômetro.

E é claro que não aguentamos nem um dia com o brinquedo em casa, sem irmos para a oficina. Todos os 12 pneus Hoosier já foram testados e os resultados registrados.

terça-feira, 5 de abril de 2011

FSAE BRASIL 2010 NO RZONE

















O RZone foi um entre tantos sites que fizeram a cobertura da FSAE Brasil. O número cresce a cada ano, assim como as reportagens e matérias na TV, em revistas e jornais. O que destaca este site em especial é a enorme galeria de fotos, ao contrário da pequena seleção que normalmente os meios publicam.

Clique aqui para ver as 497 fotos do RZone, por Murilo Braz.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

FALA, EQUIPE

Hoje o post não é meu. Ia postar algo bem legal, mas os cabeças da equipe me vetaram: é bem complicado postar diariamente sobre um projeto mantido em relativo sigilo. Então, pedi para o nosso colega Eduardo fazer um depoimento ou qualquer coisa do tipo, para dar nova voz à equipe. Valeu, cara!
 
 
Já há algum tempo a Formula SAE tem se mostrado uma competição de altíssimo nível. Muito de cada projeto se baseia em observações dos adversários e em evoluções que as equipes promovem em seus projetos de um ano para o outro. Há muitas adaptações e alterações que só se mostram necessárias após um período de testes, ou até mesmo após a competição.
 
Pensando nisso, e tendo em vista o pouco tempo que nos restava quando criamos a equipe - em 2010 acabaríamos nos tornando apenas espectadores da competição, pois nosso carro não ficaria pronto a tempo de ser testado e levado para Americana - a equipe decidiu trabalhar apenas "no papel" para que pudéssemos fazer uma estreia satisfatória em 2011. Com esse um ano a mais de projeto, começamos a criar de fato o nosso carro, e alguns integrantes da equipe começaram a se dedicar às observações das equipes que já têm mais experiência na Formula SAE (dentre as quais, os amigos da Formula FEI, que inegavelmente se tornaram a equipe a ser batida). Tais observações nos mostraram que a atenção aos detalhes, por mais insignificantes que pareçam, é fundamental. Já não é segredo que carros leves e com rodas de pequeno diâmetro levam certa vantagem nas pistas estreitas e travadas da Formula SAE, os últimos anos de competição nos mostraram que se quisermos competir no alto nível que a competição exige, precisamos fazer um carro leve.
 
O primeiro passo foi pensar nos pneus, que em um caso ideal, seriam os de 8", porém esbarrávamos na pouca disponibilidade desses produtos no mercado nacional, e uma importação apesar de estar nos nossos planos, era naquele momento algo impensável. Da decisão pelos pneus 10" até a parceria com o pessoal da FEI foi um bom tempo, mas isso mudou os rumos do projeto.

Quanto ao peso do carro, temos certeza de que nosso veículo será um dos mais leves da Formula SAE Brasil 2011. Estamos todos trabalhando para substituir componentes mais pesados por similares feitos com materiais mais leves ou construções mais eficientes. Em particular, no grupo Electrical (do qual orgulhosamente faço parte, juntamente com o Fetter) estamos trabalhando para reduzir a massa de tudo que pudermos, inclusive fiação, botões e a recém mencionada luz de freio. 
 
Enfim, acredito que a principal intenção da Formula SAE, que é incentivar o aprendizado dos competidores, está sendo muito bem cumprida aqui na RS Racing, e com certeza isso fará a diferença, se não na competição, na qualidade dos engenheiros que seremos dentro em breve.
 
~ Eduardo Bitencourt

domingo, 3 de abril de 2011

PERIFÉRICOS

 










Com nosso motor e chassi encaminhados e às vias de estarem completos, os esforços começam a ser concentrados nos pequenos e infindáveis detalhes que transformam um monte de aço e alumínio em um carro de corrida, que seja pelo menos capaz de levar seu piloto do ponto A ao ponto B. Da suspensão e direção ao diferencial e seus suportes, do tanque de combustível ao circuito elétrico, todos os periféricos estão tendo seus projetos e construção acelerados. Se o carro não andar até 30 de abril, a ideia é que esteja pelo menos perto disso.

Eu, particularmente, faço parte do grupo Electrical. Posso dizer que, para o protótipo, o chicote é muito simples e não devem ocorrer grandes problemas. O foco ainda está no carro definitivo, esse sim com eletrônica embarcada mais complexa e inúmeras funções a serem testadas, com múltiplos aspectos suscetíveis a problemas. Enquanto esse carro não vem, vamos utilizando nosso tempo relativamente livre para os pequenos detalhes.

E ainda é cedo, mas duvido alguma equipe no país ter uma luz de freio mais leve que a nossa.

sábado, 2 de abril de 2011

OFICINA RECHEADA

Mais uma vez, nossos agradecimentos à Fórmula FEI pela doação de seus pneus usados. O ambiente até parece outro com esses belos e lisos Hoosiers em exposição. Anima bastante imaginar o bicho em breve andando com esses calçados.





















Seguindo o rumo da conversa, infelizmente não conseguiremos comparecer no IV MotorShow. Perdemos um evento, mas muitos outros virão. Uma parte da equipe está envolvida com o DTCC, cujos carros são preparados pela MC Competições de Campo Bom, e outra parte vai se reunir com a própria MC para outros assuntos. O DTCC em si vale um post à parte e em breve comentamos alguma coisa.

Por enquanto, segue a previsão de pelo menos um shakedown do carro até fim do mês.