sábado, 21 de maio de 2011
A CAMPEÃ OREGON GFR
Em outras categorias talvez não fosse tão surpreendente uma equipe vencer por dois anos seguidos, porém não é o caso da Formula SAE Michigan, tida como muitos como o "mundial" da categoria. Com um regulamento que permite construções tão diferenciadas, número elevado de equipes competindo e com as mentes dos jovens estudantes de engenharia fervilhando, a cada ano projetos inéditos acabam se destacando.
Este ano observamos um fenômeno diferente, somente visto duas vezes em mais de três décadas. Apenas duas equipes haviam conseguido este feito, University of Texas at Arlington e Cornell University, e esta foi a vez da Global Formula Racing. A GFR é uma espécie de "joint-venture" das equipes da Oregon State University nos Estados Unidos com os Alemães da Duale Hochschule Baden-Württemberg, com a Oregon competindo em Michigan e a Württemberg na F-Student Germany.
Desenvolvido com um oceano separando os projetistas, a soma do conhecimento de duas escolas bem diferenciadas acabou se sobressaindo. O chassi monocoque de fibra de carbono é destaque na integração das equipes: enquanto os alemães cuidaram do projeto e análise computacional, os americanos desenvolveram o processo de fabricação que tornou viável a produção do mesmo.
Com peso total de aproximadamente 138kg, equipado com o motor monocilíndrico Honda CRF 450X, o carro da GFR teve os seguintes resultados nos eventos dinamicos: primeiro lugar no Endurance, segundo no Autocross e Economia , quarto no Skid Pad e décimo na prova de Aceleração.
O time "global" já acumula os títulos de 2010 da Itália, Áustria e Michigan, e esta foi sua primeira participação no ano.
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